Mais um ano começa, e mesmo que seja “sempre igual”, a grande maioria das pessoas são pegas desprevenidas pelas contas de início de ano.

Seja você pessoa física ou jurídica, as contas de início de ano chegam para todos e são motivo de preocupação para grande parte dos brasileiros. E olha… vou ter que te lembrar que elas não são poucas: IPTU, IPVA, seguro, dívidas de fim de ano como, presentes, ceia, decoração,  matrícula, material escolar, uniforme e por aí vai, são problemas que toda pessoa tem.

Entretanto, para pessoa jurídica, o volume é ainda maior. Além de contas como IPTU e IPVA citados acima, temos o Pis, Confins, ISS, FGTS, ICMS, Das, simples nacional,  Irpj,

os dissídios, anuidades sindicais, férias dos colaboradores, reajuste salarial e etc.

Mas, a boa notícia é que estamos aqui para te ajudar, por isso, hoje iremos falar a respeito deste problema que aflige grande parte da população. Acompanhe a leitura e confira algumas soluções para lidar melhor com as contas do início de ano.

Faz as conta, paga as conta, quita as conta, vem mais conta…

contas de início de ano

Mesmo que previstas, as contas de início de ano estão sempre gerando um estresse sobre quase todos nós. Segundo uma pesquisa realizada pela revista VEJA em 2019, 9 a cada 10 brasileiros afirmam não terem dinheiro para quitar as dívidas que chegam neste primeiro trimestre – e essa foi uma visão antes da pandemia. Imagine agora.

Diante disso, o primeiro passo é entender que essas são despesas previstas, e não um imprevisto financeiro. O grande problema das contas de início de ano, é que só pensamos nelas quando chega janeiro. Porém, são custos fixos que fazem parte da vida financeira da grande maioria das pessoas.

Por isso, nossa primeira dica é: atribua esses custos ao seu orçamento mensal. Aceite que essas despesas não são imprevistos financeiros, afinal de contas, dívidas como IPVA e IPTU são parte dos bens e serviços que auxiliam nossa vida cotidiana.

contas de início de ano

Nada funciona sem um planejamento financeiro. Além disso, quando imprevistos acontecem, tudo fica muito mais fácil de ser resolvido se você já tiver se organizado para lidar com aquela possível situação.

Faça um levantamento de todas as contas previstas para o início do ano e avalie as possibilidades para quitação dessas dívidas. É possível parcelar? Pagamentos a vista contam com algum benefício ou desconto? Qual é a situação do seu caixa para assumir tudo isso?

Tendo  isso em mãos, você poderá analisar as possibilidades e as limitações do seu caixa para assumir as dívidas do início do ano. Além disso, você terá mapeado as quantias que serão gastas e o modo como tudo isso pode ser gerido.

Planejamento feito, valores na mesa e agora?

contas de início de ano

Bem, todo esse planejamento de se organizar para incluir as dívidas do início do ano no seu orçamento mensal pode e irá funcionar muito bem em 2023, certo? Agora, vamos imaginar que você tenha realizado todos os passos acima e descobriu que a situação do seu caixa não é boa para a assumir as contas de 2022. O que fazer? 

A boa notícia, é que se você empreende e emite notas fiscais, temos a solução ideal para sair dessa enrascada: o sistema de antecipação de recebíveis ou aceleradora de vendas se preferir.

Se você é novo por aqui, vou te explicar brevemente do que a ferramenta se trata e como ela pode te ajudar a quitar as dívidas do início do ano. 

Vendas a prazo, recebimento sempre a vista!

Dar ao cliente a possibilidade de realizar um pagamento parcelado aumenta significativamente as chances de efetuar a venda, tanto que essa é uma tática comum durante a negociação de compra e venda.

Entretanto, convenhamos que não é uma prática muito vantajosa para você empreendedor, certo? Focada exclusivamente nesse tipo de transação, a aceleração de vendas da iCertus é feita através do sistema, com o objetivo de fortalecer a micro e pequena indústria.

No software, você consegue antecipar o recebimento de pagamentos a prazo em poucos cliques, com dinheiro em caixa em até 30 minutos. Taxas? Simplesmente a melhor condição do mercado, a partir de 0,5% a.m – e te digo: a maior taxa que já cobramos por aqui foi de 5,19%, bem menor e mais fácil que qualquer banco, né?

Aqui no blog, temos um material bem completo que conta a fundo como funciona o sistema de aceleração de vendas, dando exemplos práticos do quanto essa ferramenta pode ser vantajosa para a operação da sua indústria. Além do fortalecimento financeiro, você ganha em otimização de tempo e equilibra melhor seu faturamento e custo. Clique aqui e confira o material completo.

Bem, por hoje é só. Curtiu esse artigo? Tem alguma dúvida ou sugestão? Acompanhe nossas redes sociais e mantenha-se sempre repleto de conteúdos enriquecedores para facilitar seu dia a dia. Até mais!

Leave a Comment