Negócios consolidados no mercado, contam com pelo menos uma característica em comum: uma gestão empresarial eficiente. Independente do ramo de atuação, a má gestão de recursos ou de pessoas pode – e faz – com que muitas ideias revolucionárias “morram na curva”.

A gestão empresarial é um dos principais pilares para a alavancagem e escalabilidade de uma empresa. Com ela, você tem uma visão mais ampla sobre o mercado e suas mudanças, analisa as ações dos seus concorrentes com mais clareza e elabora planos de negócio que visam aumentar o crescimento da empresa.

A essa altura, você já percebeu que precisa aplicá-la no seu dia a dia, certo? Por isso, no artigo de hoje iremos aprofundar neste tema e te dar 5 dicas para aplicar a gestão empresarial corretamente. Acompanhe a leitura e entenda.

A gestão empresarial, quando realizada de maneira eficiente, é conduzida por um bom planejamento, com uma equipe técnica qualificada e em boas ferramentas de gestão para controlar e dar suporte nas decisões. 

Mas, nós sabemos que gerenciar uma organização não é uma tarefa fácil. Conhecer todas as peças que compõem a engrenagem empresarial, é uma tarefa complexa e que exige muita dedicação. Para te ajudar a dar o primeiro passo, anote essas dicas.

1 – Modelagem de negócio

A modelagem de negócio ou modelagem da ideia do negócio, é o “primeiro passo” para estruturar sua gestão empresarial. Para executá-la, é preciso avaliar alguns pontos:

  • O que você oferece aos clientes?
  • Qual é a proposta de valor que seu negócio traz ao mercado?
  • Qual é o segmento que se destina?
  • Como será o contato e a logística para atender esse público?
  • Quais são os recursos necessários para validar sua operação?

Para mapear essa construção, você pode utilizar o CANVAS, que é uma ferramenta para inovação de modelos de negócios, e que pode ser utilizada na criação de uma nova empresa ou em uma organização.

2 – Planejamento estratégico

Muitos empreendedores de “primeira viagem” não sabem criar ou sequer ouviram falar sobre planejamento estratégico. Porém, gerenciar a própria empresa e criar negócio próspero requer uma profunda análise, nos mais diversos cenários, para escolher corretamente quais estratégias utilizar.

Para Philip Kotler, um dos maiores nomes do marketing digital e de estudos sobre negócios do mundo, o planejamento estratégico auxilia a  estabelecer a direção que sua empresa seguirá.

A falta de planejamento e gestão do negócio é um dos principais motivos de tantas empresas morrerem logo em seus anos iniciais, e, quando uma empresa não tem estratégias bem definidas, há grande chance de  ter problemas em curto prazo.

Se você deseja aprender a criar um planejamento estratégico eficiente, capaz de tornar a gestão empresarial do seu negócio mais facilitada, está no lugar certo. 

Preparamos um e-book que aborda mais a fundo este tema, com exemplos práticos  para te ajudar a identificar pontos de melhoria, definir as estratégias, os objetivos e metas de curto e longo prazo e fortalecer a operação da sua indústria. Acesse abaixo e baixe o material gratuitamente.

gestão empresarial

3 – Gestão financeira

Para realizar uma gestão empresarial eficiente, é preciso olhar para áreas como a de estoque, fiscal, comercial, etc. Entretanto, a área financeira é considerada “o coração da empresa”.

Isso porque, é a área responsável por garantir que os recursos sejam distribuídos corretamente para a operação e para os demais setores. Por isso, é importante que você e seus colaboradores estejam familiarizados com termos como, capital de giro, fluxo de caixa, centro de resultados, entre outros.

Se para você, gerenciar o fluxo de caixa e os demais setores da área financeira parece um “bicho de sete cabeças”, quero te fazer um convite. Clique aqui e saiba mais sobre o módulo de gestão financeira do iCertus. Nele, você é capaz de coordenar e automatizar as rotinas da área de finanças, tornando a visualização de lucros e saídas mais funcional e intuitiva. Comece hoje seu teste grátis.

4 – Acompanhamento de métricas e melhorias 

gestão empresarial

O mercado tem se tornado cada vez mais exigente, competitivo e complexo, fazendo com que as empresas que desejam atuar e se consolidar no mercado atuem de maneira mais estratégica. Hoje, para abrir um restaurante, por exemplo, não basta apenas saber cozinhar muito bem. 

Por isso, mapear cada mudança , acompanhando métricas pré estabelecidas, é fundamental para executar a gestão empresarial da maneira correta. Este controle precisa ser realizado com um objetivo e deve  acontecer continuamente. 

Independente do nível de gestão da sua empresa, essas são ações que auxiliam na busca por novas oportunidades de melhoria, que deve ser contínua.

5 – Automação de processos 

Para que seu negócio prospere e siga em constante crescimento na indústria, é preciso ganhar tempo em processos que podem ser automatizados.

Com a iCertus, você tem o controle total sobre a gestão do seu negócio e acompanha diariamente todos os setores da indústria. Nossa inteligência artificial acompanha cada passo da sua empresa, transformando informações em dados que facilitam nas decisões e estratégias de mercado.

Multiplique sua produtividade com a iCertus. Completo para indústrias de micro e pequeno porte, facilitando o seu dia a dia.

Agora é com você! Coloque em prática essas dicas e conte com a gente para elevar o futuro da sua indústria.

Leave a Comment