Dados do Sebrae referentes a pesquisas de campo realizadas entre 2018 e 2021 mostram que, entre as MPEs fechadas em 2020, um dos fatores que teria contribuído para a falta de sucesso do negócio é a falta de planejamento. O estudo mostrou que 17% dessas empresas não chegaram a planejar nada e 59% afirmaram ter feito um planejamento para, no máximo, seis meses. Muitas, inclusive, deixaram de levantar informações essenciais para a criação do empreendimento. 

A falta de planejamento adequado pode gerar consequências graves a pequenas empresas, já que, normalmente, elas têm recursos mais limitados, tanto com relação a capital quanto ao número de colaboradores, e é preciso aplicá-los de forma eficiente, maximizando o retorno sobre o investimento.

Sem planejamento, uma pequena empresa pode perder competitividade e não conseguir se preparar para enfrentar desafios, por isso investir em um direcionamento estratégico é fundamental para que a empresa permaneça focada em seus objetivos, avaliando riscos e se preparando para enfrentá-los se necessário. 

Confira outras razões por que o planejamento estratégico é fundamental para as pequenas empresas:

  • Identificar oportunidades de mercado: em tempos de competitividade alta, é preciso planejamento para identificar oportunidades e inovar, adaptando o que está sendo feito até agora. 
  • Crescer de forma sustentável: não há como considerar gastos e expandir operações sem um planejamento financeiro estratégico.
  • Ter acesso a recursos externos: se uma empresa precisa de financiamento, é natural que um plano de negócios bem elaborado ajude a conseguir. 
  • Adaptar-se ao ambiente de negócios: uma empresa que tem um bom planejamento consegue se adaptar mais facilmente às mudanças de mercado.
  • Colher dados e tomar decisões conscientes: um bom planejamento fornece a estrutura adequada para uma empresa colher dados, analisá-los e tomar decisões conscientes e não impulsivas.
  • Comunicar com transparência: uma empresa sem planejamento não consegue comunicar seus objetivos a médio e longo prazo. Isso pode causar problemas com os colaboradores e até com os clientes. 
  • Estabelecer metas e indicadores: quando se sabe onde se quer chegar, também fica mais fácil estabelecer metas e indicadores de desempenho. É algo que ajuda a colocar todos os agentes na mesma página focando no desenvolvimento do negócio.