A área de gestão comercial é fundamental nas empresas, afinal nenhum negócio sobrevive sem vendas e, por isso, uma gestão realmente eficiente faz toda a diferença, principalmente quando o assunto é longevidade de um projeto ou até mesmo de algo já consolidado.

Por mais que se possa contar com um investidor, em algum momento é preciso conquistar mais recursos para aumentar a receita. Caso contrário, pode ocorrer um congelamento das atividades da empresa e até redução do quadro de colaboradores.

O gestor comercial desenha metas, estratégias, planeja ações e recalcula a rota quando a meta não é atingida. Portanto, essa função possui duas frentes de suma importância: estratégica e operacional.

Uma boa gestão comercial costuma ter impacto direto em indicadores de alta relevância para o negócio, como aumento de faturamento, de clientes ou de margem. Contudo, diversos outros benefícios são percebidos ao longo do tempo se houver uma gestão comercial estruturada.

Esse departamento estratégico tem como objetivo gerenciar, organizar e analisar o desempenho das vendas e de todos os pontos de contato do cliente. 

Vale lembrar que os resultados de uma gestão comercial também podem aparecer em outros indicadores, como margem, satisfação, ticket médio e quantidade de contatos realizados naquele mês, entre outros. É importante salientar que é preciso oferecer sempre uma experiência acima da média, o que vai garantir recorrência nas vendas. 

Traçando uma tendência para os meses seguintes e acompanhando o fluxo das vendas e o dia a dia do mercado, essa gestão consegue até mesmo desenhar e prever alguns cenários, que podem resultar em estabilidade ou não, prevenindo certos contratempos resultantes também da economia e da política, dois fatores que influenciam qualquer atividade.

Outro ponto que é possível destacar é que essa área pode trazer insumos relevantes e significativos para a empresa, afinal, são esses profissionais que estão em contato direto com clientes, consumidores e concorrentes. Dessa forma, os envolvidos no processo conseguem estudar o cenário, ter uma maior percepção em relação ao serviço oferecido, melhorar todos os pontos fracos e aprimorar os fortes.

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