A área de gestão de pessoas é fundamental em qualquer empresa. Isso porque ela responde pela administração do capital humano, base de qualquer negócio, devendo conciliar a satisfação dos colaboradores e as metas organizacionais.
Pessoas satisfeitas com seu trabalho e com a organização em que atuam costumam, inclusive, ser mais produtivas, pró-ativas e vetores da marca. A gestão de pessoas é responsável por estar atenta aos níveis de engajamento, motivação e desenvolvimento de cada funcionário, atuando para melhorá-los sempre que necessário.
Mas o que considerar para avaliar uma boa gestão de pessoas? Primeiramente, é preciso entender que a área deve conhecer profundamente as necessidades do negócio e os talentos necessários para atendê-las. A partir daí, a gestão de pessoas precisa garantir que a organização tenha os colaboradores ideais para desenvolver o que for necessário.
Esse departamento estratégico também atua na promoção de uma cultura de alto desempenho na empresa, impulsionando uma relação positiva e um clima de confiança entre todos os funcionários. Ou seja, é preciso que intermedie líderes e liderados, servindo como um canal para que o relacionamento entre todos seja saudável, o que ajuda no crescimento organizacional.
Um bom gestor de pessoas trabalha com pilares essenciais que contribuem para impulsionar resultados tanto da instituição quanto dos colaboradores. O primeiro deles é a motivação. Pessoas motivadas produzem mais e mantêm o clima harmônico. Cabe à área de gestão de pessoas agir também quando existem casos de desmotivação, buscando entender e resolver.
Outro pilar importante de uma boa gestão de pessoas é o trabalho com a liderança, já que a performance e a motivação do time de colaboradores também depende muito de líderes que sejam justos, competentes e equilibrados. Para isso, é preciso entender que a comunicação é um canal fundamental. O gestor de pessoas ideal é alguém que mantém sempre abertas as portas para o diálogo.
Outro pilar essencial é a capacitação. Uma gestão de pessoas eficiente deve investir para tornar os colaboradores cada vez melhores naquilo que fazem, já que isso também traz resultados para a empresa. O desenvolvimento de talentos é tão importante quanto a busca pelos talentos certos nessa área.
Finalmente, a gestão de pessoas deve focar em estimular a participação, o envolvimento e o trabalho em equipe. Quanto maior a interação entre os times, melhores os resultados para o negócio e para os colaboradores em si. Para isso, é preciso envolver as pessoas, dando ao capital humano a base impulsionadora da empresa.
Quer saber mais sobre gestão empresarial e outras práticas necessárias para implementar na sua empresa? Então continue acompanhando o Blog iCertus e nos siga nas redes sociais.