A precificação de produtos é um dos passos mais importantes para a saúde financeira de uma empresa. Entretanto, o processo por trás desse cálculo ainda deixa muito empreendedor de cabelo em pé, e por isso, muitos acabam deixando de lado alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de calcular o preço de venda.
Para desmistificar de vez a precificação de produtos, resolvemos falar de maneira mais aprofundada sobre o tema, por isso, neste artigo você irá aprender:
- O que é a precificação de produtos?
- Qual a diferença entre preço e valor?
- O que considerar na hora de calcular o preço de venda?
- Como realizar a precificação de produtos corretamente?
Preparado? Então acompanhe a leitura!
Não há dúvidas de que o preço de um produto influencia diretamente seu volume de vendas, mas, isso não significa que você precisa ou deve ofertar tudo “ao preço de banana”. Na verdade, você até pode, desde que esteja de acordo com a precificação correta para a venda.
O que é a precificação de produtos?
Como dissemos no início do artigo, a precificação de produtos é uma das decisões mais importantes relacionadas ao funcionamento de uma empresa, e também é um dos maiores desafios.
Resumidamente falando, o preço de venda corresponde ao valor cobrado do cliente. Para defini-lo corretamente, você deve considerar os custos de produção, a competitividade de mercado e pensar sobre qual é a margem de lucro que deseja trabalhar.
Mas, como saber se você está cobrando um valor justo e competitivo ao mercado, ou ainda, se está tendo lucro sobre seu volume de vendas? Para isso é necessário encontrar o preço certo, estabelecendo um equilíbrio entre um preço competitivo que atraia a atenção dos seus clientes e que tenha uma boa margem de lucro.
Qual a diferença entre preço e valor?
Você já se fez essa pergunta? O preço é referente a quantidade que você deverá repassar produtos, de modo que o valor cubra os custos de mercadorias, despesas variáveis, despesas fixas como aluguel, água, luz, telefone e internet e claro, seu lucro sobre a venda..
Agora, quando nos referimos ao valor, o foco é diferente. Ele está atrelado ao objetivo pelo qual você define um preço, por exemplo, penetração em um novo mercado, recuperar a saúde financeira do seu caixa, promover uma nova linha de produtos e por aí vai.
Também temos o valor agregado, que entrega mais valor na percepção do cliente, e que garante um bom posicionamento de mercado, possibilitando a sustentação de preços mais elevados e margens de lucro mais significativas.
O que considerar para a precificação de produtos?
Agora que você já conhece a diferença entre preço e valor quando nos referimos a precificação de produtos, é importante saber o que considerar para defini-lo da maneira ideal.
Entenda seus custos fixos e variáveis
Existem dois tipos de custos. O custo variável, que está diretamente ligado ao volume de vendas de um determinado produto, por isso, aumenta e diminui conforme a demanda. Por exemplo: mercadorias, embalagens, impostos e afins.
Já o custo fixo corresponde a tudo aquilo que será cobrado independente da venda, ou seja, o aluguel do estabelecimento, a energia, água, salários e etc.
O primeiro passo para calcular o preço de venda de um produto corretamente está em analisar estes pilares e entender exatamente os custos da operação. Por aqui, só elencamos os mais comuns, mas, cada negócio tem suas peculiaridades e características em relação ao custo, por isso, tire um tempo para refletir sobre esse tema. Com isso, você pode tomar melhores decisões a respeito de uma margem mínima na sua empresa, aumentando sua competitividade no mercado.
Estabeleça sua margem de lucro
“Ma oê. Quer ganhar quanto?” Brincadeiras a parte, pare e pense: Qual será o lucro da sua empresa com a venda de um determinado produto?
Se ao calcular seu preço de venda, você considera apenas o valor necessário para cobrir os custos do produto, sua operação está fadada ao fracasso. Mas, também não existe uma margem de lucro ideal que se aplique a todo o tipo de empresa.
Por isso, você deve buscar equilíbrio, mirando em uma rentabilidade responsável e que seja atrativa ao consumidor. Preços muito baixos podem comprometer as finanças e o caixa da sua indústria, enquanto preços muito altos podem afastar clientes em potencial.
Fique atento ao mercado e aos seus concorrentes.
Nunca se esqueça de analisar o preço de venda dos concorrentes. Seu preço de venda sempre deve estar compatível com as exigências do mercado, ou seja, dos valores praticados por seus concorrentes diretos.
Porém, você também não pode ficar apegado apenas à competitividade de mercado. Afinal de contas, o preço de venda de um concorrente pode ter passado por processos diferentes do seu, como por exemplo, melhores condições que você junto aos fornecedores, por isso, avalie todo o processo antes de estimular um valor.
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Esperamos que esse material possa te dar um norte e te ajude a definir de maneira efetiva a calcular o preço de venda dos seus produtos. Fique de olho em nossas redes sociais e acompanhe as principais novidades sobre tecnologia para a indústria.