Como a sua empresa lida com a contratação de mulheres? Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, somente 37,4% dos cargos gerenciais existentes eram ocupados por elas. 

Além disso, sabemos que as mulheres representam 40% da força de trabalho no mundo, mas de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), por volta da metade do potencial de produção feminino não é utilizado (48%), ante 22% dos homens. A OIT tem, inclusive, 12 convenções que dispõem apenas sobre proteção à mulher e igualdade de gênero. 

Na iCertus, acreditamos que é uma obrigação ir contra a maré mercadológica e misógina existente. Atualmente, 60% das mulheres que trabalham conosco ocupam cargos gerenciais. E elas estão presentes em 90% das áreas da empresa, o que só nos traz benefícios.

Acreditamos que é nosso dever, como empresa, lutar contra o machismo estrutural presente no ambiente corporativo, o qual ainda diferencia salários, hierarquia e a própria qualidade de trabalho entre homens e mulheres. E também notamos um aumento da presença feminina no setor de tecnologia, o que, convenhamos, é algo muito positivo para a equidade de gênero no ambiente corporativo.

Além disso, a contratação de mulheres na iCertus é vista como algo especial porque acreditamos nos diversos benefícios obtidos a cada integrante adicionada à equipe. 

Um estudo realizado pela Corporação Financeira Internacional (IFC.org) revelou, inclusive, que a incorporação de mulheres pelas empresas não apenas ajuda a proteger seus direitos, mas também é um bom negócio. Nós acreditamos e experimentamos essas vantagens diariamente.

Os seguintes benefícios foram listados pela Corporação:

●       Acesso aos melhores talentos disponíveis, já que o número de mulheres no mercado de trabalho só aumenta ao longo dos anos.

●       Mais produtividade e inovação no ambiente de trabalho devido à coexistência de homens e mulheres no mesmo ambiente.

●       Equipes mais fortalecidas, já que mulheres normalmente têm mais capacidade de reunir pessoas e agrupar opiniões.

●       Menos rotatividade e mais relacionamentos profissionais de longo prazo. 

●       Um ambiente de trabalho mais saudável e empático.

Além das contratações, nós estimulamos o empreendedorismo feminino. Entendemos que as mulheres que empreendem costumam ter jornada dupla ou até tripla e, muitas vezes, é ainda mais difícil provar a credibilidade da empresa para ter acesso ao crédito e poder fazer o negócio crescer. Com isso, conhecemos a importância de nossa responsabilidade social com nossas clientes mulheres também.

Sabemos que apoiar o empoderamento feminino e a equidade de gênero é uma luta de todos. E você, o que tem feito para apoiar as mulheres no mercado de trabalho? Na iCertus, essa luta também é nossa!

Gostou do post? Então continue acompanhando o Blog iCertus e nos siga nas redes sociais.

Leave a Comment