A gestão de marketing é uma área essencial em qualquer empresa. Isso porque, cada vez mais, é preciso realizar um plano assertivo de marketing para entender e atender às vontades e necessidades do público consumidor. 

A área é responsável pelo processo que vai desde o planejamento até a execução e análise do marketing de uma empresa. Isso inclui, por exemplo, atividades como pesquisa de produto, público-alvo e concorrência, levantamento de dados relacionados ao negócio, análise da indústria e etc.

O objetivo da gestão de marketing é impulsionar a marca, garantindo que ela consiga se comunicar bem com seu público-alvo para gerar resultados e cumprir as metas estabelecidas.

Muitos anos atrás, o cenário para o marketing era bem diferente do cenário atual, já que não havia necessidade de pensar on e offline. Com o digital, a gestão do marketing se tornou uma área ainda mais abrangente, pois é preciso satisfazer o cliente e gerar experiências satisfatórias e completas em ambas as situações. 

Um gestor de marketing realiza atividades como: pensar em campanhas, elaborar estratégias para as mídias digitais, realizar estudos de mercado, promover ações de endomarketing, criar canais de comunicação e acompanhá-los e outras. 

A gestão de marketing trabalha com quatro pilares. São eles:

  • Produto: É o que a empresa vende para atender a uma
         demanda do público-alvo. Pode ser um produto tangível, como um objeto, ou
         intangível, como serviços e informações.
  • Preço: Por quanto o produto está sendo adquirido pelo
         público-alvo? Qual o preço dos produtos da concorrência? E os diferenciais
         do produto oferecido? Trabalhar esse ponto é importante para a gestão de
         marketing.
  • Praça: Esse pilar é referente ao local de distribuição
         e a logística relacionada ao produto que a empresa vende. De que forma ele
         chega até o consumidor?
  • Promoção: A promoção responde por todo o plano que vai
         da divulgação até a execução de estratégia. Ou seja, com ele, a gestão de
         marketing precisa pensar no planejamento, em projeções de mercado e nas
         ações a serem tomadas. 

Leave a Comment